quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

ALTA-COSTURA e CRISE MUNDIAL

Queridos leitores!

Estive um tanto quanto ausente, mas foi por causas nobres. Logo, logo trarei novidades para vocês! Aguardem!
A Semana de Alta-Costura de Paris aconteceu dos dias 26/01 até ontem, e deu o que falar!Desfilaram as grandes e principais maisons do mundo como Dior, Chanel, Valentino e Jean Paul Gaultier.


Enquanto a Dior e outras maisons exageravam em luxo e glamour, a maison Chanel, comandada pelo estilista Karl Lagerfeld, limpou (literalmente) os exageros e excessos de sua coleção, que teve como inspiração uma folha de papel nova. Esta "limpeza" foi explicada por Lagerfeld à Reuters logo após o desfile: "Tivemos um excesso de tudo, tapete vermelho demais, bijuterias ousadas demais, demais de tudo. Foi como ficar com o estômago empanturrado de comer coisas gostosas em excesso. Então é preciso fazer uma grande limpeza. É um expurgo refinado".
Apesar das palavras de Lagerfeld, os convidados que assistiram os desfiles da Chanel foram recepcionados em mesas chiquérrimas, e após a apresentação foi servido champagne e lagosta. Será que "colou" este discurso?

Lagerfeld usando terno preto, óculos de sol e as luvas de couro com cravos,que são sua marca registrada.


Esta "limpeza" ou sentimento de condolência em decorrência da crise mundial foi visto em alguns desfiles de Paris e aqui no Brasil. Acredito ser importante esta preocupação de alguns estilistas mostrarem que a moda esteve (com a crise econômica em 1930, nas guerras mundiais...) e está preocupada com os últimos acontecimentos no mundo. Afinal de contas a moda é um segmento de mercado importantíssimo que emprega milhares de pessoas e que precisa de outras pessoas para que comprem suas idéias, arte ou glamour. Por outro lado, a moda pode ser um escapismo para esta situação mundial. O que explica o luxo e glamour de alguns desfiles.
Enfim, não sabemos o que acontecerá com a economia mundial e, tão pouco, com a moda daqui a alguns meses. Obama parece-me uma esperança, mas não podemos contar com o "ovo da galinha"!
E vocês? O que pensam sobre esta situação? Comentem!
Beijinhos e até mais!
Leia Mateus 7: 1-6

2 comentários:

Anônimo disse...

Carol,
Que legal este teu blog!
Gostei da mistura de moda e letras, afinal somos brasileiros e temos que falar a mesma língua, não é mesmo? Sobre a crítica da crise mundial, achei bem interessante a tua visão. Escreves bem, menina! beijinhos, Simone

Carolina Bastos disse...

Obrigada, Simone!
Continue passando por aqui,ok?
Beijinhos,
Carolina Bastos