segunda-feira, 9 de março de 2009

TENDÊNCIAS AOS OLHOS DE SAMIRA CAMPOS

Queridos leitores!

No último dia de Donna Fashion DC, 06/03/09, fui conferir a palestra da jornalista Samira Campos sobre as tendências para o inverno 2009. Com uma visão global sobre o mundo da moda ela traçou as principais tendências para a próxima estação. Confira!



Samira Campos é jornalista profissional e especializada em moda. Graduada em adminstração de empresas pela ESAG e pós- graduada em marketing. Durante 20 anos foi apresentadora do Jornal do Almoços da RBSTV. Hoje, Samira é um referencial no mundo da moda em Santa Catarina por ter o único programa de televisão Estilo Samira Campos voltado à este tema no estado. Ela apresenta e comanda o programa no canal a cabo TV COM.


Como é maravilhoso ouvirmos outras visões sobre o mundo da moda, sobre o que está acontecendo aqui e no mundo. Samira Campos conseguiu traduzir sinteticamente as principais tendências mundiais para o inverno 2009 através de imagens que foram retiradas dos desfiles e de pessoas nas ruas de Paris e Nova York. Algumas delas eu já havia comentado aqui, mas outras foram uma aula sobre moda, comportamento e atitude. Confira os principais destaques desta palestra.


1. Camisetas: não são simples camisetas, são camisetas que transmitem alguma mensagem, mídia ou forma de expressão. É uma febre geral entre os jovens americanos e promete chegar logo, logo por aqui. Elas podem vir com frases, rostos de personalidades, ou simplesmente para fazer algum tipo de propaganda. Alguns estilistas como, Alexandre Herchvitch e Ricardo Boutigam ( da Auslander) fecharam seus desfiles vestindo uma camisetas que tinham inscritos transmitindo algo. Marc Jacobs lançou camisetas em que Daisy Lowe aparecia com o inscrito: I am expensive ( Eu sou cara). A loja mais badalada entre os jovens dos EUA Forever 21 também já entrou nesta onda. Paris Hilton também entrou nessa com a frase I love shoes, bags e boys, ou seja, eu amo sapatos, bolsas e meninos.




2. Calças: ótimo investimento para este inverno! Para dar um ar de modernidade invista em calças que estão super na moda como a saruel e a cenoura (com pregas, mais solta no quadril e vai afunilando em direção ao pé) . O jeans vem mais escuro, com a barra das calças viradas ( para quem é mais moderninho) e no formato de alfaiataria.




3. Casacos: a jaqueta perfecto apareceu em vários desfiles como no na Diesel, Juliana Jabour, Auslander e Santa Ephigênia e promete ser o must have da estação. Elas apareceram em jeans, couro e outros tecidos. Os casacos também virão no estilo militar com detalhes em dourado, outros estilos com manga curta (para fazer sobreposição), e os 7/8 em lã, tricô, couro, etc.

4. Xadrez:

São dois os tipos de xadrez que estarão em alta:

- Tartan: é o famoso xadrez que conhecemos preto e vermelho, logicamente podendo variar suas cores. Esse tipo de padronagem era muito apreciado pela rainha Vitória, que frequentava as highlands escocesas e foi responsável pela popularidade do Tartan na segunda metade do século XIX. No século XX, saias e calças de tartan surgiram nas passarelas de Moda.



- Argyle: também é um xadrez , mas com um padrão de losangos multicoloridos (inspirado no tartan do clã escocês Argyle) outrora tricotado a mão na Grã-Betanha, mas hoje feito à máquina em todo o mundo. O padrão Argyle é mais frequentemente encontrado em meias, cachecóis e suéteres. É um clássico.


5. Laços e Babados: continuam em alta! Os babados podem ser vistos em cardigans, camisas, camisetas, enfim, babado em tudo. Já os laços em camisa, na cintura, no sapato, no pescoço. O look abaixo é de Juliana Jabour.



6. Renda e Transparência: pode ser usado na barra da saia ou do vestido, emoldurando o decote, nas costas - renda por si só já é elemento sexy no look, então é bom mesmo ter bom senso não só com transparência, mas também com decotes e comprimentos curtos. Os looks abaixo são da Prada. Veja como eles conseguiram trazer a renda e a transparência de diversas formas.




7. Paetê: O paetê veio para dar uma luz em meio a tantas peças escuras, negras. É um clássico e tem o seu valor na hora de produzir um look mais elaborado.

8. CORES: As cores para a próxima estação são as seguintes:
- Preto, Preto e Preto: muito preto em tudo!
- Vermelho: para dar uma luz na maquiagem ou detalhes em roupas e sapatos.
- Amarelo: é literalmente a luz para esta estação. Use em cintos, lenços e calças ( muito usado na Europa).
- Roxo e Lilás: continuam fortes para esta estação. Vimos muito em sapatos e botas! Anotem esta dica!
- Areia e Cinza: o cinza, em especial, estará muito presente nas roupas em moletons, vestidos, macacões e junto com o preto formam a dupla dinâmica de cores para o inverno 2009.
9. Cinto fino: o cinto fino virá como um acessório coringa. Use-o sobrepondo casacos, camisas, ou mesmo em calças de alfaiataria e jeans.

10. Você já ouviu falar sobre os Recessionistas, ou a expressão "le luxe sans se ruiner"? Pois é, com a crise mundial muitos valores, principalmente os consumistas, estão sendo reavaliados, ou pelo menos repensados. Dentro desta visão surge um movimento chamado " le luxe sans se ruiner", ou seja, o luxo sem se arruinar! São pessoas que estão pensando melhor sobre seu consumo. Não que elas estão deixando de comprar ou utilizar um elemento ou peça que está na moda, pelo contrário, este movimento, que está invadindo o mundo todo, é para você repensar em seu instinto consumista e comprar exatamente aquilo que você precisa.


Eu, como consultora de imagem, trabalho exatamente este conceito. Compramos somente aquilo que você precisa, que esteja dentro do seu orçamento, e que você poderá combinar com outras peças que você já possui no seu guarda-roupa.

Frases interessantes de Samira Campos:
- " A tendência é não ter tendência".
- " O clássico é o must have da estação. O que é clássico? É tud aquilo que já foi aprovado e visto"
- " O vintage está em foco."
Ou seja, revire seu guarda-roupa, de sua mãe ou avó e traga as peças que já foram moda para misturar com peças que são modernas. Descubra seu estilo, procure algo que lhe favoreça, e seja feliz!
Gostou? Então comente!
Beijinhos e até mais!
Leia Salmo 23

2 comentários:

EU MESMO disse...

Bom dia, Cacá!
Achei legal essa moda que traz mensagens nas camisetas. Eu pergunto: essa tambpém vale para os homens? E, se vale, quais serão os padrões?

Um abração pra você e pro maridão avaiano e que Deus os abençoem.

Missionário Valter Durães.

Carolina Bastos disse...

Olá, Valter!
Muito bom ter sua presença aqui no blog...
As camisetas personalizadas podem ser usadas por homens e mulheres e não existe padrão. Podem ser frases, rostos de pessoas, imagens, enfim, o importante é transmitir algo através delas,ok?
Beijinhos para toda a família,
Carolina Bastos